Notícias > Criação da pró-reitoria de Gestão de Pessoas atende luta dos servidores da UFMT

Criação da pró-reitoria de Gestão de Pessoas atende luta dos servidores da UFMT

O compromisso de Evandro Soares com a área de Gestão de Pessoas da UFMT tem como destaque uma ação institucional que era muito esperada pela comunidade acadêmica: A criação da pró-reitoria de Gestão de Pessoas.

Conforme matéria publicada pelo Sindicato dos Trabalhadores Técnicos e Administrativos da Universidade Federal de Mato Grosso (SINTUF-UFMT) a criação da pró-reitoria de gestão de pessoas é o resultado de anos de lutas e reivindicações.

“Após anos de luta e reivindicações dos trabalhadores técnico-administrativos da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), uma importante conquista foi alcançada. A Secretaria de Gestão de Pessoas da instituição foi transformada em Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (Progep), através da resolução 47, de 24 de março de 2023, do Conselho Diretor.”

“Essa transformação é uma conquista histórica para os trabalhadores técnico-administrativos da UFMT, que lutavam por essa mudança há mais de vinte anos. A iniciativa é vista como um importante passo para melhorar a gestão de pessoas na universidade, de valorizar o nosso trabalho”, destacou à época o coordenador geral do Sintuf, Antônio Assunção.

A promoção da antiga Secretaria de Gestão de Pessoas (SGP) da UFMT em uma Pró-Reitoria (PROGEP) que integra a administração superior da UFMT destaca na gestão do professor Evandro o compromisso e sensibilidade com diretriz que sempre esteve presente na sua gestão: O desenvolvimento de pessoas e o bem-estar da comunidade acadêmica.

O avanço na área de gestão de pessoas no período de 2020 a 2023 é notório. Além das ações de enfrentamento a pandemia COVID 19 é possível ressaltar resultados de excelência, observados a partir da elevação da qualificação dos servidores técnico-administrativos; da promoção do desenvolvimento de programas e ações de caráter pedagógico voltados para a conscientização, respeito e da valorização das diferenças; da melhoria no indicador iGovPessoas que compõe o iGG/TCU; na retomada de ocupação de vagas de concurso por meio do ingresso de novos docentes e técnicos; do desenvolvimento de ações de prevenção e promoção à saúde; da realização de atividades de formação, do desenvolvimento das ações administrativas implementa normativos internos aplicáveis a área de desenvolvimento de pessoas da UFMT.

A PROGEP avançou também no campo da Gestão por Competências, implantando um programa institucional que tem o objetivo implementar o sistema de gestão por competências, visando assim a atender um dos objetivos do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UFMT; tem realizado ações que visam o redimensionamento da força de trabalho dos servidores e a aprovação pela gestão do Programa de Gestão e Desempenho – PGD e da jornada contínua na UFMT.

Uma campanha pela PROGEP que obteve grande notoriedade, foi a de imunização da comunidade da UFMT (Campus Cuiabá/Campus Várzea Grande/Campus Sinop/Campus Araguaia) em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde (SES), contra a gripe e COVID-19.

Além disso a área de gestão de pessoas investiu em campanhas e eventos. Muitas temáticas, abrangeram para além dos temas relacionados a prevenção e enfrentamento a COVID 19, temas sensíveis a saúde do servidor, tais como –ações de prevenção a dengue; implementação de estratégias e ações para cuidado da Saúde-Carnaval; ações relacionadas a prevenção do Câncer Colorretal e Câncer Uterino; ações de acolhimento, informação e sensibilização sobre TDH e autismo.
Outra preocupação da gestão, tem sido avaliar os casos de acidentes de trabalho e agravos à saúde física e mental dos servidores da UFMT. Para isso, a Coordenação de Assistência Social e Saúde do Servidor diversas ações, abrangendo: Visitas técnicas aos ambientes de trabalho dos servidores; Acolhimento psicológico aos servidores do HUJM; Realização de 5 Jornadas de Saúde Mental; Aferição de pressão arterial, realização de curativos, atendimentos sociais, admissionais e consultas médicas.

Pensando na segurança de sua comunidade acadêmica, foram realizadas atividades de formação, treinamentos teóricos e práticos de combate a princípio de incêndio em todos os Campi da UFMT, assim como a recarga e manutenção dos extintores e sinalização dos equipamentos. Além disso, foi providenciada a aquisição e entrega dos EPIs básicos para o Campus Sinop, Campus Araguaia e Campus Cuiabá.

Proporcionar o acolhimento dos servidores em sofrimento mental relacionado ao trabalho foi uma prioridade para Gestão, por isso, foram realizadas ações em grupos e atendimentos individuais sobre a perspectiva da Dinâmica do Trabalho.

Além disso, outra a prática de exercícios físicos de forma orientada e segura foi incentivada, visando a adoção de um estilo de vida saudável, auxiliando os participantes a aumentarem sua resistência física de forma gradual e oferecer suporte e motivação aos iniciantes durante o processo.

Outro aspecto que ganhou destaque na UFMT é a oferta de Mestrado Profissional em Engenharia da Produção para os servidores da instituição. Atualmente temos 49 servidores em realizando mestrado em engenharia de produção pela UFSCAR e em Administração pela UFF. Além disso, a gestão está em processo de negociação de um doutorado para servidores da UFMT.

Todas essas tem acontecido com o apoio da gestão, sendo coordenadas de forma muito competente pela Progep, que se destaca pelo protagonismo realizado frente ao Fórum Nacional de Pró-reitores de Gestão de Pessoas (Forgepe).

Veja também
Feito com muito 💜 por go7.com.br